segunda-feira, 23 de março de 2009

DIA DO PAI




Ser Pai é

Ser amigo,
Ser bom e carinhoso,
Gostar de nós durante toda a vida,
Ensinar-nos quando for preciso,
Resolver os nossos problemas,
Proteger-nos,
Ser pai é Amar!


Turma C2 (2º ano) – Cepães

domingo, 15 de março de 2009

A POESIA

O ENSINO DA LEITURA DE POESIA.


A poesia é fonte de fruição estética, de fantasia, de jogo, para além de ser meio de aprendizagem sobre o mundo… Por isso, “um poema não pode ser lido com a finalidade de se explorar apenas o conteúdo em busca de informações, diferentemente de alguns géneros textuais” (A leitura de poemas na aula de língua portuguesa, 2008).

Na poesia as palavras são usadas para fazer ver, ouvir, imaginar, evocar, sentir a mensagem (ou até mesmo a palavra) e não simplesmente para a denotar. É isso que faz com que a poesia seja arte...
Na poesia, coisas e situações comuns, concretas e coisas e situações abstractas e pessoais (sentimentos, emoções…) são representadas linguisticamente de uma maneira diferente.

Ler poesia desenvolve a imaginação, a sensibilidade e estimula a criatividade, contribuindo para formar o sentido estético da criança e iniciando-a na arte em geral.
Pode-se fazer a comparação de poemas (que podem até ser sobre o mesmo assunto) com diferentes ritmos, rimas, melodias


São muito interessantes os exercícios de escuta: audição de poemas gravados ou de poemas musicados/canções com espaços em branco para preencher versos ou estrofes trocados para ordenar ou deturpados para corrigir. Esta forma inovadora de trabalhar a poesia é visível no vídeo abaixo "A CASA" de Venicius de Moraes.




Os alunos ouvem a música (poesia) e completam-a e podem fazê-lo à medida que vêem a casa a desaparecer de acordo com a letra., despertando-lhes muito interesse.





Criatividade na elaboração de poesia:



O CALIGRAMA é um texto escrito cuja forma pretende representar visualmente o conteúdo ou, pelo menos, ter com ele alguma relação. O objectivo artístico pode ser conseguido, seja através do arranjo dos próprios caracteres manuscritos ou tipográficos, seja através da organização do espaço.



Turma FR4 da EB1 de Ferreiros