quarta-feira, 29 de abril de 2009

INAUGURAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DAS ESCOLAS DE FERREIROS E CEPÃES


Foi no passado dia 26 de Abril, que tivemos o grato prazer de assistir à inauguração da biblioteca da nossa escola.
Depois de vários meses de espera, ela aí está, prontinha a ser procurada e trabalhada por toda a comunidade escolar.
A inauguração teve início pelas 15horas e 30 minutos, com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Fafe, o senhor vereador da cultura, entidades autárquicas, presidente do Agrupamento, comunidade escolar, alunos e encarregados de educação.
Depois de apresentado o recinto educativo e o espaço a inaugurar, houve lugar para umas breves palavras por parte dos convidados, dando ênfase à situação que muito alegremente foram escutadas pelos presentes.
Seguidamente, passamos para outro departamento, neste caso o polivalente da escola onde teve lugar um concerto de flautas, protagonizado por alunos do 4ºano e orientados pela professora de música, Sara Ferreira. Também foi abrilhantada a cerimónia com uma peça de teatro infantil, “A Carochinha e o João Ratão”apresentada por alunos do 3ºano e também orientada pela sua professora Sílvia Abreu.
Esta pequena representação teve o aplauso de todos os presentes, dando-lhe esta um cunho de alegria e de entretenimento, retirando um pouco de seriedade ao acontecimento.

Também foi inaugurada a Biblioteca de EB1 DE Cepães pelas 16 horas.
Realizou-se um teatro sobre o 25 de Abril representado pelos alunos do 2º, 3º e 4º anos, ensaiados pela Professora Cassilda.
Declamaram-se poemas alusivos ao 25 de Abril e no final ouviu-se uma música adaptada por uma Encarregada de Educação e a sua educanda sobre o tema.
A docente Sara de Educação Musical participou nesta festa ensaiando canções para serem interpretadas pelos alunos na comemoração do 25 de Abril. Os alunos do Jardim de Infância também deram o seu contributo para abrilhantar este dia.
No fim distribuíram-se cravos vermelhos aos convidados.
Foi um dia diferente, uma vez que toda a comunidade educativa participou com entusiasmo.
Todos os presentes ficaram felizes com uma nova mais valia de enriquecimento cultural ao alcance de todos quantos procuram mais sabedoria através de um livro.

Texto elaborado pela professora Alcina Lopes da EB1 de Ferreiros e da professora Manuela Marinho da EB1 de Cepães.

sábado, 25 de abril de 2009

25 de ABRIL

Trabalho realizado pela turma FR3.1 da EB1 de Ferreiros.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 de Abril - Dia Mundial do Livro


23 de Abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, uma data comemorada, desde 1996, por decisão da UNESCO. Este dia foi escolhido para honrar a velha tradição catalã, segundo a qual, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e em troca recebem um livro. Em simultâneo é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos precisamente no dia 23 de Abril.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PÁSCOA : significado e simbolismo




A Páscoa é a festa da cristandade e por ela celebramos a ressurreição de Jesus, sua vitória, sua morte e a desesperança . É a festa da nova vida, a vida em Cristo ressuscitado. Por Cristo somos participantes dessa nova vida.
OVOS DE PÁSCOA
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno. Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.
O ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.
COELHO DE PÁSCOA
A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.