quinta-feira, 13 de novembro de 2008

OS PROVÉRBIOS


O provérbio faz parte da tradição oral de um povo. É uma frase curta e sintética que encerra um ensinamento moral, um conselho que se pretende transmitir no dia a dia.
O provérbio reflecte a sabedoria de um povo e perpetua-se de geração em geração. Apresenta uma linguagem muito simples para mais facilmente ser memorizado e entendido. Normalmente, o provérbio tem um ritmo e uma rima.


Numa das aulas foi abordado o tema “PROVÉRBIOS”. Os alunos pesquisaram provérbios na Internet, em livros e junto dos familiares criando assim uma relação mais estreita entre escola/família.
Nesta aula desenvolveu-se a compreensão de provérbios de acordo com a idade dos alunos e suas vivências. Propositadamente, o professor perguntou o que significava o seguinte provérbi0 "O tempo cura todos os males". Os alunos responderam que com o tempo curava-se um ferimento que ocorreu durante um jogo de futebol no recreio da escola. Esta resposta surgiu porque os alunos não têm maturidade suficiente para entender determinados assuntos.
Também se reflectiu e interpretou este provérbio "Quem muito dorme pouco aprende" que não serve de pretexto para que os anos se deitem tarde, até porque é sabido que dormir o suficiente é fundamental para se aprender bem.

CONCURSO "Adivinha o provérbio"

Este concurso realizou-se em dois grupos, forneceu-se a um grupo o início do provérbio e o outro grupo teria que adivinhar a parte restante. Em simultâneo, os alunos preenchiam uma ficha de trabalho com os provérbios.
Finalmente os alunos ilustraram o seu provérbio preferido.
















Turma F3 da escola de Ferreiros.


Sem comentários: