segunda-feira, 29 de junho de 2009

CHEGARAM AS FÉRIAS



O ano lectivo terminou.Agradeço a todos os formandos e seus alunos a partilha dos seus trabalhos neste blogue.
Desejo a todos os alunos e colegas umas boas férias.
Felicidades e bom trabalho para a próxima etapa.
Ana


As férias batem à porta
impacientes, querem entrar;
são amigas do calor
do sol, da praia, do mar.

Trazem festas populares,
foguetes, bombos, melão,
pimentos, sardinha assada,
dias quentes de verão.
Trazem pêssegos, gelados
fatias de melancia,
viagens, tendas, caravanas,
descobertas, alegria.

As férias batem à porta
por favor deixem entrar
o ano só tem um Verão
é preciso aproveitar.


António Mota, in Onde tudo aconteceu, Gailivro

quinta-feira, 18 de junho de 2009

PNEP - 1 ANO DE FORMAÇÃO


Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP)

Chegou ao fim no nosso Agrupamento o 1.º ano de formação do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) que procurou responder ao desafio e à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino básico, particularmente nos níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita.
Desta formação beneficiaram 12 professores e os respectivos alunos. Reflectiu-se sobre metodologias sistemáticas e aplicaram-se novas estratégias de ensino da língua em sala de aula.
Esta formação chegou no momento oportuno uma vez que os próximos tempos serão sinónimo de grandes mudanças: o novo programa de Língua Portuguesa, a revisão da TLEBS, o novo Acordo Ortográfico e a Articulação entre todos os ciclos.
Foram lançadas as primeiras sementes. Esperamos que a curto prazo comecem a dar frutos.
Na área de Língua Portuguesa, os Formandos empenharam-se muito: 12 oficinas temáticas, 12 aulas assistidas e respectivo portfólio, elaboração e orientação de trabalhos para o blog do PNEP, acompanhamento dos respectivos alunos em concursos de escrita. Por fim, cada turma elaborou uma história que resultou numa colectânea a ser distribuída aos mesmos alunos.





A Formadora Residente: Ana Lopes

O ensino da escrita :sequência didáctica

Depois de abordarmos a Oficina Temática,” O ensino da escrita”, um dos dispositivos didácticos posto em prática foi a sequência didactica que é um conjunto de actividades escolares, organizado de forma sistemática, com o objectivo de ajudar o aluno a dominar um género de texto para que possa escrever de modo mais adequado numa determinada situação de comunicação

O objectivo desta sequência didáctica foi trabalhar uma banda desenhada para que os alunos compreendessem a selecção e organização de conteúdos que devem fazer na elaboração de uma banda desenhada considerando sempre os aspectos discursivos e linguísticos.
Esta sequência didáctica foi planificada e estruturada para cinco aulas.
A turma foi organizada em grupos de três elementos.
Este exemplo de sequência didáctica integrou-se num projecto de língua materna do
3º ano de escolaridade.


Iniciou-se a primeira aula/sessão com a leitura e análise, oral, da história “O lobo, a raposa e o ouriço”, do Plano Nacional de Leitura.

Após esta análise expliquei o trabalho que cada grupo teria que fazer, ou seja, elaborar (produção inicial) um texto de banda desenhada, com a mesma história. Notou-se logo a preocupação e dificuldades de alguns alunos, no trabalho a desenvolver.


Após os alunos exporem mais algumas das suas dúvidas, lá começaram a actividade, bastante inseguros, a realizatrem uma banda desenhada, como sabiam.Após esta análise expliquei o trabalho que cada grupo teria que fazer, ou seja, elaborar (produção inicial) um texto de banda desenhada, com a mesma história. Notou-se logo a preocupação e dificuldades de alguns alunos, no trabalho a desenvolver.












Na segunda sessão, as bandas desenhadas de cada grupo foram apresentadas à turma (em data show).
À medida que iam sendo projectadas as imagens os alunos foram fazendo as suas “criticas” a cada uma delas. Desta forma, os alunos foram levados a identificar algumas falhas. Através desta actividade apercebi-me das principais dificuldades evidenciadas pela turma, ou seja, falta de organização de registo de informação, de vocabulário técnico, de conhecimento deste tipo de actividade…, o que perimtiu seleccionar os aspectos a serem trabalhados nas sessões seguintes.

Na terceira sessão iniciei a aula com a apresentação em Power point, de um texto modelo com as seguintes características: prancha, tira, e vinheta. Um texto semelhante ao que se pretendia que os alunos viessem a reproduzir, um texto expositivo de natureza cientifica, sobre as bandas desenhadas. Fez-se e aplicou-se conhecimentos de métodos técnicos para a definição de conteúdos, para os alunos procederem à elaboração de uma planificação sobre bandas desenhadas.





Continuou-se a exploração deum texto modelo com os tipos de de balões: (de fala, de pensamento e legenda).










Realizou-se uma ficha de trabalho para melhor consolidação de conteúdos e vocábulos utilizados em textos de banda desenhada.

Na quarta sessão os alunos reflectiram sobre os primeiros textos escritos em banda desenhada para procederem à planificação e reformulação dos mesmos com todas as características técnicas deste género de texto.
Os alunos treinaram a categorização das informações apresentadas e a diversidade dos aspectos a serem seleccionados para integrar um texto do género pretendido

Na quinta e última sessão foi realizada, em qrupos, a produção final de um texto em Banda Desenhada, para ser apresentado à turma.Aqui, os alunos aplicaram os conhecimentos, aprendizagens novas desde o vocabulário desconhecido às características dete tipo de texto que adquiriram ao longo destas sessões. No final,confrontaram a produção inicial e a produção final da Banda Desenhada.





Turma F3.1 da EB1 DE Ferreiros