quinta-feira, 18 de junho de 2009

O ensino da escrita :sequência didáctica

Depois de abordarmos a Oficina Temática,” O ensino da escrita”, um dos dispositivos didácticos posto em prática foi a sequência didactica que é um conjunto de actividades escolares, organizado de forma sistemática, com o objectivo de ajudar o aluno a dominar um género de texto para que possa escrever de modo mais adequado numa determinada situação de comunicação

O objectivo desta sequência didáctica foi trabalhar uma banda desenhada para que os alunos compreendessem a selecção e organização de conteúdos que devem fazer na elaboração de uma banda desenhada considerando sempre os aspectos discursivos e linguísticos.
Esta sequência didáctica foi planificada e estruturada para cinco aulas.
A turma foi organizada em grupos de três elementos.
Este exemplo de sequência didáctica integrou-se num projecto de língua materna do
3º ano de escolaridade.


Iniciou-se a primeira aula/sessão com a leitura e análise, oral, da história “O lobo, a raposa e o ouriço”, do Plano Nacional de Leitura.

Após esta análise expliquei o trabalho que cada grupo teria que fazer, ou seja, elaborar (produção inicial) um texto de banda desenhada, com a mesma história. Notou-se logo a preocupação e dificuldades de alguns alunos, no trabalho a desenvolver.


Após os alunos exporem mais algumas das suas dúvidas, lá começaram a actividade, bastante inseguros, a realizatrem uma banda desenhada, como sabiam.Após esta análise expliquei o trabalho que cada grupo teria que fazer, ou seja, elaborar (produção inicial) um texto de banda desenhada, com a mesma história. Notou-se logo a preocupação e dificuldades de alguns alunos, no trabalho a desenvolver.












Na segunda sessão, as bandas desenhadas de cada grupo foram apresentadas à turma (em data show).
À medida que iam sendo projectadas as imagens os alunos foram fazendo as suas “criticas” a cada uma delas. Desta forma, os alunos foram levados a identificar algumas falhas. Através desta actividade apercebi-me das principais dificuldades evidenciadas pela turma, ou seja, falta de organização de registo de informação, de vocabulário técnico, de conhecimento deste tipo de actividade…, o que perimtiu seleccionar os aspectos a serem trabalhados nas sessões seguintes.

Na terceira sessão iniciei a aula com a apresentação em Power point, de um texto modelo com as seguintes características: prancha, tira, e vinheta. Um texto semelhante ao que se pretendia que os alunos viessem a reproduzir, um texto expositivo de natureza cientifica, sobre as bandas desenhadas. Fez-se e aplicou-se conhecimentos de métodos técnicos para a definição de conteúdos, para os alunos procederem à elaboração de uma planificação sobre bandas desenhadas.





Continuou-se a exploração deum texto modelo com os tipos de de balões: (de fala, de pensamento e legenda).










Realizou-se uma ficha de trabalho para melhor consolidação de conteúdos e vocábulos utilizados em textos de banda desenhada.

Na quarta sessão os alunos reflectiram sobre os primeiros textos escritos em banda desenhada para procederem à planificação e reformulação dos mesmos com todas as características técnicas deste género de texto.
Os alunos treinaram a categorização das informações apresentadas e a diversidade dos aspectos a serem seleccionados para integrar um texto do género pretendido

Na quinta e última sessão foi realizada, em qrupos, a produção final de um texto em Banda Desenhada, para ser apresentado à turma.Aqui, os alunos aplicaram os conhecimentos, aprendizagens novas desde o vocabulário desconhecido às características dete tipo de texto que adquiriram ao longo destas sessões. No final,confrontaram a produção inicial e a produção final da Banda Desenhada.





Turma F3.1 da EB1 DE Ferreiros

Sem comentários: