quinta-feira, 18 de junho de 2009

PNEP - 1 ANO DE FORMAÇÃO


Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP)

Chegou ao fim no nosso Agrupamento o 1.º ano de formação do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) que procurou responder ao desafio e à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no primeiro ciclo do ensino básico, particularmente nos níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita.
Desta formação beneficiaram 12 professores e os respectivos alunos. Reflectiu-se sobre metodologias sistemáticas e aplicaram-se novas estratégias de ensino da língua em sala de aula.
Esta formação chegou no momento oportuno uma vez que os próximos tempos serão sinónimo de grandes mudanças: o novo programa de Língua Portuguesa, a revisão da TLEBS, o novo Acordo Ortográfico e a Articulação entre todos os ciclos.
Foram lançadas as primeiras sementes. Esperamos que a curto prazo comecem a dar frutos.
Na área de Língua Portuguesa, os Formandos empenharam-se muito: 12 oficinas temáticas, 12 aulas assistidas e respectivo portfólio, elaboração e orientação de trabalhos para o blog do PNEP, acompanhamento dos respectivos alunos em concursos de escrita. Por fim, cada turma elaborou uma história que resultou numa colectânea a ser distribuída aos mesmos alunos.





A Formadora Residente: Ana Lopes

Sem comentários: