quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A história do Pai Natal


Pai Natal


A origem do Pai Natal relaciona-se com S. Nicolau. Este santo nasceu na província de Lúcia, na Ásia Menor (Turquia) no ano 271. Foi bispo de Mira, onde faleceu com 71 anos, em 342.
S. Nicolau distinguiu-se pela prática da caridade, procurava ajudar os necessitados sem que ninguém soubesse, mesmo aqueles que ajudava.
S. Nicolau também se preocupava com as meninas que por falta de dote não se casavam e para as ajudar a comprar o enxoval metia-lhes, segundo diz a tradição, dinheiro nos sapatos.
Diz-se ainda, que aquele bispo teve pena de um pai que não podia casar três filhas por não ter dote. Sem que ninguém visse e quando a mais velha estava em idade de casar, atirou pela janela dentro uma bolsa com dinheiro. Fez o mesmo em relação às outras duas, só que na terceira a bolsa com o dinheiro caiu dentro de uns sapatos que estavam a secar junto ao lume.
Daí o costume das crianças colocarem o sapato no fogão, na esperança de que S. Nicolau passe e o encha de guloseimas.
Esta forma de praticar a caridade deu origem ao costume de, antes do amanhecer, às escondidas, se oferecerem presentes aos adultos e crianças.
Como a festa litúrgica de S. Nicolau se celebra a 6 de Dezembro, facilmente se confundia esta forma de presentear com a troca de presentes na altura da comemoração do nascimento de Jesus.
A devoção a S. Nicolau, ao Pai Natal, a Santa Claus espalhou-se por diversas partes do mundo. Os emigrantes holandeses levaram-na para a América.
A identificação de S. Nicolau com o Pai Natal aconteceu na América do Norte influenciada pelo Protestantismo. Aqui adulteraram a verdade a respeito de S. Nicolau, juntaram-lhe uma lenda e substituíram o seu nome pelo de Pai Natal, que descendo pela chaminé, colocava em segredo prendas nos sapatinhos das crianças. Depois com o consumismo desligou-se a figura do Pai Natal à actividade benfazeja de S. Nicolau.

Indumentária:

A indumentária do Pai Natal é a que lhe foi dada em França: um barrete de dormir, botas do campo, cinto largo de couro preto e roupa encarnada.
Nos anos 30, a Coca-cola usou a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno, o artista Haddon Sundblom compôs a imagem usando o vermelho e branco da Coca-cola. O sucesso foi enorme e a partir daí passou a ser uniformemente divulgada.
Talvez esteja também ligada a S. Nicolau que como era bispo vestia vermelho e usava mitra.
Turma C2 da escola de Cepães
Bibliografia:
Silva Araújo, Viver o Natal
Livraria A. I. Braga, 3ª edição 1994

Sem comentários: