quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ÁRVORE DE NATAL


A tradição da árvore do Natal nasceu na Alemanha, no tempo de S. Bonifácio. Existem várias teorias para explicar porque é que o pinheiro se tornou a árvore símbolo do Natal.
Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores. Uma palmeira que serviu de abano para o menino. Uma oliveira que, com o seu suave e perfumado óleo serviu para amaciar os pés do menino. E finalmente, um pinheiro que com as suas folhas agulhas, serviu para muitas estrelas pousarem nos seus galhos, iluminando-o tanto de forma que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta árvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).

Simbologia

O pinheiro simboliza a vida eterna e recorda-nos que Jesus veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância.
Os adornos e prendas colocados na árvore pretendem chamar à atenção para a riqueza que foi para a humanidade a Crucificação de Jesus. Nas folhas agudas do azevinho e nas suas bagas vermelhas há quem veja a coroa de espinhos de Jesus. Os romanos consideravam-no o símbolo da paz.
O azevinho era a coroa de Baco, deus do vinho.
Os enfeites da Árvore têm cada um seu próprio sentido.
As bolas simbolizam as graças que o Senhor derrama sobre a humanidade.
Os laços vermelhos significam o sangue de Cristo derramado na cruz.
Os anjos trazem a lembrança do anúncio do nascimento de Jesus.
As estrelas possuem um duplo sentido: lembram aquela estrela que guiou os magos até Belém e, também, que os santos e justos que já estão no reino de Deus brilham como estrelas no céu.
Turma F3 da escola de Ferreiros
Bibliografia
Silva Araújo, Viver o Natal
Livraria A.I. Braga 3ª edição,1994

Sem comentários: