quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Compreensão da leitura

O ensino da compreensão de textos tem por objectivo o desenvolvimento de capacidades metacognitivas.Estas permitem aos nossos alunos transferirem informação e estratégias aprendidas para novas situações de leitura e facultam a automonitorização da compreensão à medida que se lê um texto.
O ensino da leitura não deve ser reduzido à mera decifração, em que os alunos têm o papel de "adivinhar".Devem ser eles a descobrir como abordar um texto e serem capazes de colher a informação neles contida e com ela construam o conhecimento de que precisam para estudar, trabalhar e usufruirem do prazer da leitura recreativa.
Segundo Sim Sim, 2007:9 "Entende-se por compreensão da leitura a atribuição de significado ao que se lê, quer se trate de palavras, de frases ou de um texto. Tal como na compreensão do oral, o importante na leitura é a apreensão do significado da mensagem, resultando o nível de compreensão da interacção do leitor com o texto".
Dominar a leitura é uma competência crucial e determinante que todos nós devemos adquirir para aprendermos, trabalharmos e nos realizarmos no mundo contemporâneo.
A comprensão da leitura é influenciada pelo conhecimento prévio que o leitor tem acerca do tema, emparticular e do mundo. Então, compete-nos a nós professores:
- explorar com os nossos alunos, antecipadamente, o tema do texto que vai ser objecto de leitura e certificarmo-nos de que possuem conhecimentos suficientes para a compreensão do texto;
- promover a experiência da leitura, para que as crianças ampliem o seu conhecimento do mundo.


PANDAS EM EXTINÇÃO




























Turma F4.1 de Ferreiros

Sem comentários: