sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É Carnaval!


História e etimologia

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelos exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas sendo o Carnaval do Rio de Janeiro considerado o mais importante do mundo.

Cálculo do dia de Carnaval
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com excepção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
E foi assim o Carnaval na Eb1 do Monte.


Desfile de Carnaval

O Carnaval na nossa escola comemorou-se no dia 20 de Fevereiro, no período da manhã.
Os alunos que participaram no desfile de Carnaval na escola estavam entusiasmados e ansiosos.
Como estava bom tempo decidiu-se fazer o desfile ao ar livre, colocou-se uma passadeira vermelha para os mascarados desfilarem. Ao júri coube a difícil tarefa de seleccionar por ano de escolaridade o mascarado com o traje mais original.
Desfilaram várias personagens tais como: princesas, bruxas, pintores, palhaços, trolhas, ninjas, um Super Hero, um espantalho, um polícia, um pastor e ainda um pequeno grupo de meninos que se mascararam de actrizes famosas.
Foi eleito um vencedor por ano de escolaridade, sendo atribuídos livros como prémios, oferecidos pela Junta de Freguesia.
Algumas pessoas da freguesia que passavam em frente à escola, pararam para ver a nossa festa de Carnaval.
Este dia foi para todos nós muito divertido.


Texto colectivo, turma M3 da Eb1 do Monte.

Sem comentários: