segunda-feira, 24 de novembro de 2008

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA



A consciência fonológica é a capacidade consciente e deliberada de prestar atenção às UNIDADES SONORAS (e não ao significado) das palavras e de reflectir sobre essas unidades.
Há variados níveis linguísticos: fonológico, da palavra e morfo - sintáctico.

O exemplo seguinte, actividade do 1.º ano de escolaridade trata da representação dos sons através de um e a sílaba através de um .


1. Observa a imagem onde se representa um por cada som.






2. Observa a imagem onde se representa por um cada sílaba.






Trabalho realizado pela turma FR1 da Escola EB1 de Ferreiros

x----------------x-------------------------

Classificação Sonora

Quantas vogais tem o Português?

Resposta comum: *5 vogais (a, e, i, o, u)
Resposta correcta: 14 vogais
Orais Nasais
a= dá da lã
o= dó dor do som um
e= sé lê e sente

i= i
u= u



Quantos sons e quantos grafemas tem cada uma das seguintes palavras?

linho = *5 sons (4 sons e cinco grafemas)

manta = *5 sons (4 sons e cinco grafemas )

chuva = *5 sons (4 sons e cinco grafemas)

táxi =* 4 sons (5 sons e quatro grafemas)

explica =*7 sons (8 sons e sete grafemas)

® cf. conceito de dígrafo


Divisão silábica de carro e de massa.

Resposta comum: car-ro mas-sa
Resposta correcta: ca-rro ma-ssa

domingo, 23 de novembro de 2008

ROLE PLAY "EU SOU LEONARDO DA VINCI"

Role play (jogo em que o aluno assume um papel social e fala cerca de dois minutos) contribuindo desta forma para o desenvolvimento da linguagem oral e capacidade de expressão, actividade fundamental mas que até agora não era suficientemente desenvolvida.




Eu, Leonardo da Vinci, nasci a 15 de Abril de 1452 na pequena cidade de Vinci em Itália . O meu talento artístico cedo se revelou. O meu pai mostrou os meus desenhos a Ser Piero da Vinci, que ficou encantado com o meu talento.
Fui um grande pintor , pintei a “Mona Lisa”, fui escultor, arquitecto e engenheiro. Inventei sobre esboço o primeiro helicóptero.

Turma F3 da Escola EB1 de Fareja

sábado, 22 de novembro de 2008

CHUVA DE IDEIAS


Dialogou-se sobre a estação do Outono construindo uma "Chuva de Ideias" representada em cada uma das fohas pequenas sobre vários tópicos do Outono. Estas foram colocadas na folha grande e a partir daí os alunos elaboraram um texto alusivo ao tema.




O Outono

O Outono é uma linda estação do ano.
Esta estação começa dia 22 de Setembro e acaba dia 22 de Dezembro.
A Natureza fica mais triste porque não se ouve o chilrear dos
passarinhos.
No Outono as aves migratórias partem para países mais quentes.
Nesta estação as folhas multicolores começam a soltar-se dos ramos
das árvores .
Algumas folhas atapetam os caminhos e as árvores ficam despidas.
Nesta estação festejamos o Magusto, o Halloween, o Dia da Água, o Dia da Música e o Dia contra a Pobreza.
Os meninos e as pessoas começam a vestir roupas mais quentes e vêm as primeiras chuvas.
Nesta estação fazem-se as vindimas, as desfolhadas, as colheitas e os frutos ficam maduros.
Eu gosto do Outono porque se festeja o Halloween, começa a escola
e assim posso ver e estar com os meus colegas e também fazer trabalhos. Posso estar com as minhas professoras e festejar o S. Martinho para saltar e cantar à volta do fogueira e comer castanhas que tanto aprecio.


Turma F4 da Escola EB1 de Ferreiros



ELABORAÇÃO DE UMA NOTÍCIA

Numa das aulas de Língua Portuguesa, na temática do “Desenvolvimento da Linguagem” a nossa turma elaborou um cenário (um gato no cimo de uma árvore e os bombeiros a tentarem salvá-lo). A partir deste cenário elaborámos em grupo uma notícia que depois foi “dita” pelo jornalista eleito pelo grupo.






Última hora

Hoje, dia 4 de Novembro pelas 17 horas, um gato miava desesperadamente em cima de uma árvore no jardim do Calvário.
O seu dono tentou tudo para que o gato saísse de lá, mas como o medo era muito, o gato não desceu.
Já aflito, o seu dono, decidiu chamar os soldados da paz (bombeiros) para salvarem o gato. Rapidamente, os bombeiros chegaram ao local e com a sua escada lá conseguiram retirar o gato da árvore, entregando-o ao seu dono são e salvo.

Noticia imaginada pelos alunos da turma FR3 da escola EB1 de Ferreiros

O S. MARTINHO NA NOSSA ESCOLA




Fizemos a tradicional fogueira para assar castanhas, chegaram às nossas mãos quentinhas e a estalar. Distribuiu-se sumo pelos meninos e entretanto chegaram as castanhas assadas na padaria.
Foi assim que realizámos o nosso magusto na escola de Fareja, muitas castanhas quentes e boas, muitos saltos na fogueira, muita alegria e muitas caras enfarruscadas.


Quadras de S. Martinho

Vamos todos festejar
O dia de S. Martinho
Ele tem para nos da
Castanhas e vinho.

É dia de S. Martinho
Vamos saltar a fogueira
A cantar e a dançar
Isto é uma brincadeira.


No dia de S. Martinho
Anda um cheirinho no ar
É das castanhas assadas
Quentinhas a estalar.

Ó S. Martinho milagroso
Que trazes sol e alegria
Aos meninos da escola
E ao povo da freguesia.

Trabalho da turma F3 da Escola EB1 de Fareja

_____________________________________________


Dia de S. Martinho



Segundo o provérbio “Pelo S. Martinho castanhas e vinho” a nossa turma na área de Expressão Plástica, elaborou um painel alusivo ao tema.
É na estação do Outono que se colhem as uvas para fazer o vinho e com ele pode-se saborear as castanhas assadas.
As castanhas de Trás-os-Montes são sem dúvida as melhores. Estas há muitos anos atrás eram importantes na alimentação dos transmontanos.
No próprio dia foi contada a “Lenda do Verão de S. Martinho” e de seguida ilustrou-se a mesma.
Cada aluno trouxe um saquinho com castanhas já devidamente preparadas para serem assadas numa padaria. Da parte de tarde foram distribuídas em cartuchos e para acompanhar bebeu-se sumo.
Fez-se a tradicional fogueira para assar as castanhas e no fim enfarruscar a cara. Isto foi motivo de divertimento para todos os alunos.
Nós gostamos do nosso magusto.


Provérbios de S. Martinho

“Em dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

“Se o Verão não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho”.

“No dia de S. Martinho, mata teu porco e bebe teu vinho”.


Turma M3 E.B.1 do Monte Santa Cristina

domingo, 16 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

OS PROVÉRBIOS


O provérbio faz parte da tradição oral de um povo. É uma frase curta e sintética que encerra um ensinamento moral, um conselho que se pretende transmitir no dia a dia.
O provérbio reflecte a sabedoria de um povo e perpetua-se de geração em geração. Apresenta uma linguagem muito simples para mais facilmente ser memorizado e entendido. Normalmente, o provérbio tem um ritmo e uma rima.


Numa das aulas foi abordado o tema “PROVÉRBIOS”. Os alunos pesquisaram provérbios na Internet, em livros e junto dos familiares criando assim uma relação mais estreita entre escola/família.
Nesta aula desenvolveu-se a compreensão de provérbios de acordo com a idade dos alunos e suas vivências. Propositadamente, o professor perguntou o que significava o seguinte provérbi0 "O tempo cura todos os males". Os alunos responderam que com o tempo curava-se um ferimento que ocorreu durante um jogo de futebol no recreio da escola. Esta resposta surgiu porque os alunos não têm maturidade suficiente para entender determinados assuntos.
Também se reflectiu e interpretou este provérbio "Quem muito dorme pouco aprende" que não serve de pretexto para que os anos se deitem tarde, até porque é sabido que dormir o suficiente é fundamental para se aprender bem.

CONCURSO "Adivinha o provérbio"

Este concurso realizou-se em dois grupos, forneceu-se a um grupo o início do provérbio e o outro grupo teria que adivinhar a parte restante. Em simultâneo, os alunos preenchiam uma ficha de trabalho com os provérbios.
Finalmente os alunos ilustraram o seu provérbio preferido.
















Turma F3 da escola de Ferreiros.